residência memórias negre-natives - casa mata



Este material foi organizado durante
a residência artística Memórias negre-natives
- Casa Mata, 2020.









Streaming do Fumacê / Ritual coletivo no anoitecer do dia 21 de junho de 2020.


Clique para acessar o pdf 'Mandinga Manual'

PDF - Linguagem original / Segunda Tiragem
PDF - Traducion en Español / Primeira Tiragem






A residência artística Memórias Negre-Natives - Casa Mata, ocorreu num formato virtual entre Maio y Junho de 2020, periodo de pandemia covid-19 no mundo, especificamente no Brasil que segue arrastando governos falidos para o povo y para a terra, seguindo eficaz na mortandade das corpas ainda marginalizadas... É Justamente neste periodo que estive experimentando as mandingas manuais (nome que só apareceu ao longo da residência.); Trata-se de uma serie de anotações em meus cadernos em que costuro fazeres ancestrais por perspectivas do agora. Saberes já experimentados no Terreiro Afetivo, proposta de lab nômade da memória em que essas práticas são ativadas enquanto performance. Uma delas chamei de Transplantação, experimentada y compartilhada na rede no Equinócio de Outono aqui no Hemisfério Sul, no ínicio da pandemia.
Agora, que este mesmo hemisfério se inclina em sua rotação continua para o inverno, proponho o Fumacê afim de defumar para as transformações que devem tombar com esse tempo duvidoso.

Por se tratar de um trabalho em processo, que ganha corpo na medida em que continuamos isoladas, nos cuidando y tentando nos manter vivas y sãs; Aproveito para compartilhar em pdfs tais práticas, reunídas no que chamo de Mandinga Manual.

Carta convite para o ritual transmitido dia 21:


Inspirada pelo gesto y memória ancestral no fazer de um cotidiano y futuro decolonial convido todes para ritualizar coletivamente no próximo dia 21/06 (Solstício de Inverno no Hemisfério Sul y Verão no Norte, dia de eclipse solar y lua nova), realizando uma queima de ervas em nossas casas (janelas/varandas,etc) por volta das 17:30, exatamente ao anoitecer, entre o dia y a noite;
Queimaremos juntes na intenção coletiva de abrir nossos caminhos para os próximos tempos.
Peço que quem for ritualizar conosco, que registre o ato da queima, enviando a foto por whatsapp no número: +55 21 972033519.
Este registro deve compor o histórico da ação nesta plataforma
Além de compor o catálogo da residência Memórias Negre-Natives. 

O caráter virtual da residência em tempos pandêmicos instigou-me a propor
este manual como mais uma estratégia de atravecamento, presente na ‘manifesta desgenerada para nova década’: ‘realizarás o descarrego delas se conheceres as ervas e encantarias necessárias’. 


//

GALERIA DE QUEIMAS SIMULTANEAS OU NÃO A TRANSMISSÃO DO DIA 21:







registros: ThaIná Farias -RJ, Rnld Nogueira - CE, Amanda Monteiro - CE, Noale Toja -RJ

//


Mandinga Manual é uma proposta de pequenos rituais de cura
y autocuidado, experimentados na instância
de uma arte-performance/performance-ritual acessível y compartilhada, baseadas no contato y trocas com a terra y com o outre,
por diógenes m. potyguara, vulgo rastros de diógenes.
América do Sul, Terra Brasilis, 2020.