herbário anticolonial

Herbário anticolonial é uma proposta de imersão em performance y plantas via meet, com duração de dois dias, compondo a exposição coletiva Tenha Fé, que ocupa a página do @laurindasantoslobo a partir do dia 20/11.

#TenhaFé tem curandeiria de @jacmelo114 y 
@maiamariana1984 que reúnem além de mim, esses arteiros que muito admiro: @eusouosol7 / @ronaartista y @somqueanda



A imersão ocorreu nos dias 28 y 29 de novembro.
Participam deste encontro: Doda Paranhos, Walla Capelobo, Natasha Pasquin, Beatriz Galhardo, Dani Sepulvéda y Agui Berenice.








Abaixo, resultados que brotaram do mesmo:


doda paranhos / rj-ba A escolha do boldo para essa foto se deu porque eu tenho uma relação afetiva com ele. Na minha infância minha avó resolvia quase todos os problemas de saúde com essa planta. Lembro de ter vomitado algumas vezes depois de tomar seu chá. Desde essa época passei a detestar o seu sabor e nunca a quis plantar boldo, era uma relação afetiva negativa. Tudo mudou quando que me mudei do RJ para a Bahia, aqui descobri que o boldo é chamado de tapete de Oxalá. Beber o chá agora foi um reencontro, já adulto me curo um pouco das experiências negativas do passado.




walla calobo / fotografia com boldo. - mg/rj


Dani Sepulvéda / cidade do méxico

sobre a fotografía:  como apagar a linha do ódio. tente 5// como borrar la línea del odio, intento 5
_há memórias inacessíveis protegidas por feridas que o corpo carrega para não esquecer que é corpo, que é espaço, que é carne e é matéria

a memória daquelas que fizeram da minha matéria um corpo para ser odiado não está no futuro, não está aí porque se posso ter acesso a algo, é saber que Ramona e Apolônia nunca sonharam em matar a morte para experimentar o futuro, o futuro não é minho, não é nosso_ 



 
águi berenice / rj_ solo fértil




beatriz galhardo /rj_cura á mão


Herbário Anticolonial
Oficina imersiva que cruza performance y plantas.
Exposição Tenha fé / Novembro de 2020 / Online
Curadoria de Jacqueline Melo e Mariana Maia
Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo / RJ